Páginas

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Cosméticos ORGÂNICOS!

No passado tudo era feito com ingredientes naturais. A comida, os produtos de limpeza, os perfumes, cosméticos etc. Imaginem que minha bisavó fazia sabão de cinza, ótimo para limpar panelas de alumínio pois deixava tudo brilhando!!! As cinzas do fogão à lenha eram reaproveitadas para fazer esse sabão. Ainda hoje são feitos. Ah eu me lembro do cheirinho!





Com o avanço da indústria química, esses costumes foram deixados de lado e tudo passou a ser industrializado e os produtos, desde então, levam na sua composição grande quantidade de produtos químicos ou, ingredientes sintéticos.





Hoje, há uma forte tendência em revitalizar o modos de produção antigo dos cosméticos aproveitando, cada vez mais, os recursos naturais. Claro que poucos são os produtos 100%  fabricados à base de ingredientes naturais, mas várias marcas já procuram usar boa parte de ingredientes naturais. São os produtos orgânicos!






Um dos ingredientes mais antigos utilizados para cosmética e medicina são os óleos essenciais. São extraídos de diferentes partes da planta como pétalas, raízes, caule, sementes, folhas etc, dependendo de onde mais se concentra o óleo e isso varia de acordo com a espécie. Os métodos de extração vão do caseiro ao industriais, e são vários.





O óleo de lavanda acima, por exemplo, ajuda a equilibrar o sistema nervoso, aliviar dores de cabeço e diminuir insônia, pode ser usado em queimaduras, feridas, picadas, dermatites e qualquer tipo de inflamação da pele.






O óleo essencial do junípero, regula as funções digestivas sendo muito usado nos tratamento de obesidade. Não é linda a planta?





E quem se lembra de uma época, até recente eu diria, que a ultima palavra em anti-rugas era o óleo da rosa mosqueta? Pois é muito eficiente e continua sendo usado na fabricação de cosméticos.

Bem, são muito os óleos essenciais, citei apenas exemplos. Os ingredientes orgânicos têm sido cada vez mais usados na indústria cosmética. Shampoos, sabonetes, makes, cremes anti-idade e muitos outros produtos encabeçam pesquisas na área farmacêutica. O ingrediente vilão dos produtos, o parabeno, por ser muito alergênico hoje vem sendo substituído por conservantes mais naturais. Vamos combinar que produto sem conservante não dá já que os cosméticos orgânicos, sem conservantes, são altamente perecíveis.

Notícia ruim, eles custam mais caro... Notícia boa, o mercado já está cheio deles, preços variados e, se você experimentar, vai gostar!




Fontes:
Site Óleos Essenciais.org
Blog Óleos Essenciais Naturais
Fitoterápica





Nenhum comentário:

Postar um comentário